24 Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu.
25 Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".
26 Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "
27 E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
28 Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! "
29 Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".
Tomé como todos sabem foi um dos 12 apóstolos de Jesus. E desde que "eu me lembro por gente", sempre tive a imagem de Tomé sendo um homem que não acreditava em nada e em ninguém até que ele visse com seus próprios olhos. Quantas vezes eu mesmo já escutei: "Rafael, para com isso, está igual São Tomé!"
É bem verdade, que isso se tornou um jargão popular, por ver algumas passagens da bíblia onde se fala de Tomé, e lemos questionamentos e dúvidas. Pois além do texto acima, trago um outro exemplo também no Evangelho de João bem no início do capítulo 14.
João 14:1-6 (ACF)
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Então por exemplos como esse, ficou essa imagem de Tomé.
Mas eu gostaria que após ler esse conteúdo, assim como aconteceu com Tomé, a dúvida, o questionamento, a dor e a alegria que você passa, se transforme em experiência com Deus.
No dicionário, experiência significa: Conhecimento ou aprendizado obtido através da prática ou da vivência.
Como queremos ter experiências com Deus se não estamos aprendendo e vivendo próximo de dEle?
Ei! A vida é sobre ter experiências com Deus.
Será mesmo que Deus precisava de Adão e Eva para cuidar do Jardim? Ele queria era um relacionamento com o homem. Ele queria era que o homem tivesse experiências com Ele.
Paulo viveu a melhor experiência com Deus quando perdeu a sua visão no caminho de Damasco e ali a vida dele mudou radicalmente.
Zaqeu queria ter uma experiência com Deus e pra isso ele teve que subir em uma árvore para depois viver talvez, o melhor momento da vida dele.
As vezes achamos que ter experiências com Deus é ter um evento marcante como esse de Paulo ou de Zaqueu. Mas o importante não é você ter 1, 2 ou 3 experiências grandiosas na sua vida, mas sim uma pequenininha todos os dias.
A mulher do fluxo de sangue precisava viver uma experiência com Jesus, mas para isso ela teve que sair do seu mundo e ir tocá-lo e quando isso aconteceu, Jesus parou e logo sentiu que aconteceu algo diferente, pois dEle saiu virtude!
E nós precisamos destravar tudo aquilo que nos impede de ter experiências extraordinárias com Ele.
A base pra ter experiência com Deus é ter vontade.
Se pararmos agora com o objetivo de bebermos água, vamos beber o tanto de água de acordo com a nossa sede ou comermos o quanto estivermos com fome.
Ou seja, nós só vamos viver experiências com Deus, o tanto que quisermos viver e buscar isso em nossas vidas.
As nossas experiências começarão a ser mais intensas quando nossa visão deixar de ficar no horizontal e começar a focar na vertical (para o céu, para Deus) .
Experiências de Deus tem que ser normal em nossos dias.
Temos que sair de casa para viver experiências com Deus e a materializaçãodisso é conversão na sua família, é pessoas deixando vícios, paralítico andando, igreja sendo abertas, mas tudo isso começa com Experiências com Deus.
Assim como Tomé, não vivamos das experiências dos outros. Que tenhamos a ousadia de buscar e escrever a nossa própria história.
Se precisarmos entrar em algum momento com Deus (assim como Tomé fez, certo? Ele teve um momento dele e Jesus) pra aumentar a fé e a percepção como mundo sobrenatural, façamos.
Experiências com Deus, nos torna mais sensíveis a Ele. E nós temos que estar cada vez mais sensíveis com aquilo que Deus fala através da sua Palavra, pois em muitos momentos, Ele fala picado e de maneira progressiva e nós teremos o devido entendimento se estivermos próximos.
Fiquem atentos aos sinais de Deus. O povo no deserto só caminhava quando a nuvem se movia.
Se nos movermos no momento errado, isso gerará consequências na sua vida.
A maneira de se mover no momento certo se dá de acordo com as experiências que temos de Deus em nossas vidas.
Deus que mover a nuvem e está nos chamando para andar com Ele ainda mais. Pra vivermos experiências novas, pra vivermos uma evolução espiritual extraordinária.
Se nós queremos viver novas e intensas experiências com Deus, nós precisamos ajustar o nosso tempo pra viver mais intensamente a obra dEle nas nossas vidas.
Que Deus continue te abençoando.
Encaminhe essa mensagem para as pessoas que você ama!
Comentários